V CONGRESSO internacional do ENSINO,
PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco
Saberes em Ação

SABERES: Congresso teve oficina de gastronomia com lotação máxima

Por: Michele Moraes | Em: 25 out 2018


 

Como parte da quinta edição do Congresso Internacional do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco - Saberes em Ação, no térreo do bloco A, ocorreu a mostra gastronômica e os participantes inscritos puderam participar da oficina, que contou com diferentes chefs convidados. Cada chef trouxe uma proposta diferente para cozinhar e ensinar aos participantes.

A mostra começou de manhã com uma representante da empresa Doces Momentos, que fez um pão de frigideira sem glúten e sem lactose, com uma proposta saudável e rápida de fazer. O chef Tauan Batista trabalhou a cozinha italiana, fazendo alguns Fettuccines, com molhos diferenciados e uma sobremesa.

No primeiro dia do evento, a cozinha campeira foi o tema inicial da mostra com o chef Marcílio Galeano, renomado chef de Mato Grosso do Sul e antigo participante do MasterChef. Ele fez um ossobuco e uma sobremesa com queijo e goiabada. Dedê Cesco, especialista em cozinha regional, trabalhou com Spaghetti e carne seca. 

No período da tarde, o chef Nabor da Padaria Fornello, especialista na área de panificação, fez um pudim chamado Surpresa de Pudim. “Nós buscamos resgatar um pouco da nossa história. Então, além de resgatar a representação da cozinha de uma forma geral, trabalhamos muito nesses últimos dois dias o regional. Temos muito presente na nossa história do Brasil a entrada dos italianos na gastronomia, por exemplo. São pratos simples que podem ser facilmente reproduzidos em casa”, comentou a professora Rosemarly Candil, coordenadora do curso de Nutrição da Católica.

TExto sob a supervisão de Gilmar Hernandes