V CONGRESSO internacional do ENSINO,
PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco
Saberes em Ação

Competição de pontes de macarrão é promovida por acadêmicos das Engenharias

Por: Brenda de Oliveira | Em: 27 out 2017


Acadêmicos das Engenharias da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveram durante a quarta edição do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação a tradicional competição de pontes de macarrão.

Para participar da disputa os alunos tiveram que atender às instruções do regulamento. As pontes construídas apenas com macarrão e cola tinham até um metro de comprimento e deveriam conseguir sustentar até um quilo para serem avaliadas pelos professores.

Alguns alunos comentaram como foi o processo de construção das pontes. "O macarrão não é um material fácil de trabalhar; mesmo calculando a estrutura da ponte, na prática se mostra totalmente diferente. Aí, precisamos voltar para os cálculos até encontrar uma nova solução", explicou a acadêmica Giovanna Rattacaso, do 6° semestre do curso de Engenharia Civil.

Segundo o professor Me. Willian De Araújo Rosa, o material escolhido para que os acadêmicos produzirem as pontes é com o intuito de testá-los. "Estudar o macarrão é algo inusitado, é frágil e os alunos possuem apenas ele e um certo tipo de cola para trabalharem. Eles fazem diversos testes e isso é o interessante", comentou.

Durante a competição, realizada na quarta-feira (25) as pontes de macarrão foram testadas. Cada estrutura foi suspensa e, aos poucos, os professores adicionaram pesos. Venceu a competição aquela que suportar a maior quantia. Para obter mais informações, acesse o site do professor Willian http://www.profwillian.com/.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.