V CONGRESSO internacional do ENSINO,
PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco
Saberes em Ação

Saberes em Ação: Centenas de alunos participam de aulão do Enem na UCDB

Por: Bruna Meneghel | Em: 26 out 2017


Aproximadamente 700 alunos de escolas públicas e privadas participaram do aulão, com o tema Redação nota 1000 ministrado pela escritora Dad Squarisi, dentro da programação da quarta edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB – Saberes em Ação Universidade Inclusão e Superação.

A palestrante Dad Squarisi dividiu em quatro ciclos a realização de uma redação: Critérios –domínio da norma culta, compreensão do tema, seleção e organização dos argumentos, coesão e proposta de solução; Planejamento—capacidade de criar uma linha de raciocínio para atingir a intenção; Redigir—exercitar o processo de escrita para dar fluência ao texto; e Parágrafo—unidades de informação que possuam começo, meio e fim.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, prestigiou o evento. “Todos precisam ter responsabilidade e determinação nos estudos, pois só com o comprometimento poderá ser o divisor de águas no futuro de cada um”, destacou.

A supervisora do Colégio Teotônio Vilela, professora Sofia Fernandes, destacou a importância da participação dos alunos em eventos como esse. “Estamos a aproximadamente duas semanas do Enem. Apesar do tema ser pertinente na vida dos alunos do terceiro ano do ensino médio ter esse momento distante das salas de aula é um incentivo a mais. Trouxemos também os alunos em destaque do 1º e 2º ano do ensino médio afim de estimular os estudos o quanto antes”.

Para a aluna Anelise Carlixto, do Colégio Maria Lago (Funlec), aprender técnicas de texto as vésperas do Enem é um incentivo. “São restritas as opções voltadas para o Enem, aprender hoje sobre as técnicas de redação facilita no momento da prova”. Já para o aluno Guilherme Carvalho do Colégio Status o dia facilita também no momento de escolha de curso. “Amplia nossa visão sobre o mundo universitário”, concluiu. 

Texto sob supervisão de Gilmar Hernandes