Congresso de Ensino,
Pesquisa e Extensão da UCDB
Saberes em Ação

SABERES EM AÇÃO: Extensionistas e pesquisadores expõem produtos em uma mostra

Por: Ellen Prudente | Em: 28 out 2016


 

No segundo dia do III Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação (27), os produtos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos dos projetos de extensão e de outros setores da Católica foram expostos em uma mostra, realizada nas salas do bloco A e no corredor central, onde foram montadas várias tendas. No local também foram realizadas várias apresentações musicais e artísticas durante todo o dia.

“O importante da exposição é que permite que as pessoas vejam possibilidades na interdisciplinaridade que o laboratório das licenciaturas proporciona”, conta Byanca Gomes, do 2º semestre de Letras, e extensionista do Labinter – projeto que promove a contação de histórias. Além de expor os produtos desenvolvidos na extensão, os alunos que participaram da mostra apresentavam a criação aos participantes do evento que passavam pelas tendas, como foi o caso dos acadêmicos de Fisioterapia, que realizaram massagens e avaliações posturais. 

Uma das tendas que mais chamaram a atenção foi a do projeto de extensão ‘Cão Terapeuta’, em que os visitantes interagiam com os cães participantes do projeto e tiravam dúvidas a respeito do trabalho desenvolvido por alunos e professores. “É importante para as pessoas conhecerem o que um cão é capaz de fazer e o quanto ele pode ajudar na terapia e reabilitação de crianças autistas, com câncer e idosos. Eles ajudarm muito no tratamento físico e psicológico”, ressalta Marcela Freire, extensionista do projeto e acadêmica do curso de Medicina Veterinária. 

Estavam também ao alcance dos alunos, as tendas do programa de relações internacionais da Católica e de agências de intercâmbio parceiras, que orientavam os acadêmicos a respeito da experiência internacional. Além disso, também foi realizada a Feira de Estágio, onde alguns profissionais ajudavam os acadêmicos a encontrarem o estágio certo.