Congresso de Ensino,
Pesquisa e Extensão da UCDB
Saberes em Ação

Normas para Envio de Trabalhos

Resumo simples

Os Resumos deverão ser apresentados na forma de resumos simples (mínimo de 250 e máximo de 500 palavras, não inclui título, autores, palavras-chave e agências de fomento).

O resumo deve ser apresentado com parágrafo único, contendo no mínimo tema/problema, objetivos, metodologia utilizada e resultados alcançados. Deve vir acompanhado de três palavras-chave, separadas entre si por vírgula e agências de fomento (opcional). Não incluir nenhuma referência bibliográfica no resumo.

Cada resumo simples deverá conter, no máximo, seis autores, os quais, pela simples submissão do resumo simples, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo.

Trabalho completo

Os trabalhos completos deverão ser apresentados em forma de artigo, conforme normas do SABERES EM AÇÃO - III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.

Os cinco melhores trabalhos de cada área temática serão selecionados e publicados em forma de livro do SABERES EM AÇÃO - III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB a ser publicado pela Editora UCDB. Os trabalhos completos também poderão ser indicados para publicação em forma de artigo em um dos periódicos da Universidade Católica Dom Bosco.

Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, os trabalhos completos selecionados para publicação, após seleção deverão informar o número do parecer da CEP ou CEUA.

Normas para apresentação dos artigos completos

Os trabalhos completos deverão conter obrigatoriamente:

  • Título em português;
  • Nome do(s) autor(es), identificando-se em rodapé as respectivas instituições, endereços eletrônicos, dados relativos à produção do artigo, bem como possíveis auxílios institucionais;
  • Cada artigo deverá conter, no máximo, seis autores, os quais, pela simples submissão do artigo, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo;
  • Os resumos deverão ser apresentados na forma de resumos simples (mínimo de 250 e máximo de 500 palavras, não inclui título, autores, palavras-chave e agências de fomento). O resumo deve ser apresentado com parágrafo único, contendo no mínimo tema/problema, objetivos, metodologia utilizada e resultados alcançados. Deve vir acompanhado de três palavras-chave, separadas entre si por vírgula e agências de fomento (opcional). Não incluir nenhuma referência bibliográfica no resumo;
  • Texto com as devidas remissões bibliográficas no corpo do próprio texto;
  • Referências.

Os trabalhos devem ser encaminhados dentro da seguinte formatação:

  • Arquivo no padrão Microsoft Word;
  • O texto deverá ter entre 10 e 20 páginas redigidas em espaço 1,5;
  • Caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles;
  • A fonte utilizada deve ser a Times New Roman, tamanho 12;
  • Os caracteres itálicos serão reservados exclusivamente a títulos de publicações e a palavras em idioma distinto daquele usado no texto, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito, ou em caixa alta; todavia, os subtítulos do artigo virão em negrito;

Todos os trabalhos devem ser elaborados com texto rigorosamente corrigido e revisado.

As referências e remissões deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - 6023).

As opiniões e conceitos emitidos pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Para fins de apresentação do artigo, considerem-se os seguintes exemplos (as aspas delimitando os exemplos foram intencionalmente suprimidas):

Remissão bibliográfica após citações:

In extenso: O pesquisador afirma: "a sub-espécie Callithrix argentata, após várias tentativas de aproximação, revelou-se avessa ao contato com o ser humano" (SOARES, 1998, p. 35).

Paráfrase: como afirma Soares (1998), a sub-espécie Callithrix argentata tem se mostrado "avessa ao contato com o ser humano"...

Referências:

JACOBY, Russell. Os últimos intelectuais: a cultura americana na era da academia. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Trajetória/Edusp, 1990.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

______. A redefinição do lugar. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1995, Aracaju. Anais... Recife: Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1996, p. 45-67.

______. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SOJA, Edward. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

SOUZA, Marcelo L. Algumas notas sobre a importância do espaço para o desenvolvimento social. In: Revista Território (3), p. 14-35, 1997.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

Emprego de caracteres em tipo itálico: os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade em questão...; a sub-espécie Callithrix argentata tem se mostrado...

Ainda tem dúvidas sobre a submissão de artigos, regras e prazos? Fale com a organização do evento através do e-mail: contato.saberesemacao@ucdb.br.