II Congresso de Ensino,
Pesquisa e Extensão da UCDB
27 e 28 de outubro de 2015

SABERES EM AÇÃO: Pesquisas realizadas por acadêmicos são apresentadas durante o congresso

Por: Ellen Prudente | Em: 28 out 2016


Na terceira edição do  Congresso de Ensino, Pesquisa e extensão  Saberes em Ação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), os diversos tipos de pesquisas tiveram destaque. Foram apresentados mais de 1,3 mil trabalhos envolvendo acadêmicos da graduação, pós-graduação, extensão, pibic, e também de alunos do ensino médio.

Os banners do PIBIC foram expostos nos blocos A e B durante os dois dias de evento (26 e 27 de outubro) e os alunos apresentaram os projetos desenvolvidos aos examinadores. Havia trabalhos de todos os cursos, de diversos temas e vertentes. Letícia Catellan Silva, acadêmica do 6º semestre do curso de Direito da Católica, abordou durante a pesquisa o tema ‘Discursos de ódio machistas e sexistas na sociedade da informação: Limites entre a liberdade de expressão e a garantia de direitos nas redes sociais’ e conta: “Meu trabalho é muito relevante, porque é importante demonstrar as violências que ocorrem contra as mulheres por meio do discurso de ódio na sociedade da informação”.

A maioria dos acadêmicos conhece a iniciação científica na Universidade, mas com Karina Torres, aluna do 4º semestre de Jornalismo foi diferente: “Já fazia Pibic Júnior quando estava no ensino médio e pesquisar sempre foi algo que eu gostei demais, então surgiu a oportunidade de continuar fazendo isso aqui na faculdade logo no primeiro semestre, e foi algo natural pois pesquisar é algo que faz parte de mim”.

“O Saberes em Ação coroa a iniciação científica da Universidade no quesito de avaliação, vemos aqui que os alunos aprendem a pesquisar desde cedo. Na minha época era coisa que aprendíamos no Mestrado e Doutorado. Vemos que estes alunos são os futuros doutores e orientadores desta Universidade”, destaca Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho, docente do curso de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local.

Foram apresentadas em salas, pesquisas desenvolvidades por alunos do Pibic, da pós-graduação e também do ensino médio. Enfermeira formada na UCDB, Robéria Mandu da Silva Siqueira é orientada por um programa de residência multiprofissional em cuidados continuados e voltou à Católica para apresentar a pesquisa: “Estar aqui no saberes em ação é uma forma de estar divulgando o meu trabalho em um evento que tem ampla abrangência”.

As tertúlias foram apresentadas pelos professores, com diversos temas como ‘ Compreendendo rótulos e sua importância; ‘Oficinas de intervenção psicossocial com agentes comunitários de saúde em Paranaíba’, e outros. Além da parte de pesquisa, o III Saberes em Ação contou com uma palestra do historiador Dr. Leandro Karnal, mesas-redondas, oficinas e mostra de produtos.