II Congresso de Ensino,
Pesquisa e Extensão da UCDB
27 e 28 de outubro de 2015

Normas e Procedimentos

Normas

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação no SABERES EM AÇÃO - II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, devem ser postados no Sistema Integrado de Informações Acadêmicas (SIIA) ou Sistema Integrado de Infomações de Docentes (SIID), entre 22/06 e 26/08, de acordo com as normas preestabelecidas.

Cada pesquisador poderá submeter um trabalho, individual e/ou coletivo (máximo de três autores), com a indicação do nome do (s) autor (es) de cada trabalho no momento da submissão.

Todos os trabalhos (II Mostra de Trabalhos da Graduação, II Mostra de Trabalhos da Pós-Graduação, XIII Seminário de Extensão, XIX Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Produtos) deverão ser apresentados por um dos autores inscritos em uma das áreas temáticas indicadas abaixo:

  • Comunicação, Cultura, Arte
  • Direitos Humanos, Ética, Justiça
  • Meio ambiente, Tecnologia, Produção e Inovação
  • Educação
  • Saúde

As mostras de graduação, pós-graduação e seminário de extensão, nas apresentações orais, serão organizadas conforme horário preestabelecido e de acordo com os eixos temáticos para a exposição individual, sendo assegurados 15 minutos para apresentação com o objetivo de garantir 5 minutos para debates, sob a coordenação da equipe mediadora.

Resumo simples

Indique no resumo:

  • O objeto tratado; os objetivos visados; as referências teóricas de apoio; os procedimentos metodológicos adotados; as conclusões/resultados a que se chegou.
  • Sua extensão varia de 150 a 250 palavras, acompanhado de três palavras-chave, separadas entre si por virgula, que deverão estar contempladas no referencial teórico do estudo.
  • A submissão do resumo será feita diretamente no sistema.

OBS: O autor pode optar por enviar, além do resumo, o artigo completo, caso queira concorrer a seleção de trabalhos que farão parte do número especial da Revista Internacional Interações – do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local – UCDB-MS. Para a apresentação de trabalhos no Saberes em Ação só o resumo é suficiente.

Artigo

Os trabalhos completos deverão conter, na seguinte ordem:

  1. Título do trabalho apresentado;
  2. Nome do(s) autor(es);
  3. Endereço de e-mail para contato;
  4. Nota de rodapé com vínculo institucional do(s) autor(es);
  5. Resumo de 100 a 150 palavras, acompanhado de três palavras-chave;
  6. O texto completo deverá ter entre 10 e 18 páginas redigidas em espaço 1,5, escrito em Times New Roman, tamanho 12.
  7. Caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles;
  8. Referencias

Orientações gerais

  • As citações de mais de 3 (três) linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e serem assinaladas entre aspas.
  • Inserir as notas do texto em fonte Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).
  • As citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas: um autor (LEIPNITZ, 1987); dois autores (TURNER e VERHOOGEN, 1960); três ou mais autores (AMARAL et al., 1966). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit.
  • Notas de rodapé devem ser usadas quando estritamente necessárias, de forma parcimoniosa, para informações paralelas ao texto. Notas contendo exclusivamente citações e referências bibliográficas não serão aceitas. As citações devem ser inseridas diretamente no texto e as referências completas na lista de referências, ao final do texto.

Após a avaliação da Comissão Cientifica, os melhores artigos submetidos poderão concorrer à publicação em número especial da Revista Internacional Interações – do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local – UCDB-MS